Histórico


A escola iniciou suas atividades em setembro de 1970, já no endereço atual, com o nome de Centro de Formação Profissional Prefeitura–SENAI do Bom Retiro. Sua implantação resultou de um convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo. O prédio foi construído pela prefeitura, a partir de projeto dos arquitetos Hélio Duarte, Roberto José Goulart Tibau e Marlene Picarelli em parceria com Lúcio Grinover. O SENAI se encarregou da operação da unidade.
 
Ao longo da história, a escola passou por várias alterações. No início, desenvolveu exclusivamente programações de curta duração para adolescentes. Em seguida, passou a oferecer treinamentos.industriais variados e cursos de aprendizagem industrial para as ocupações de: cortador de calçados, pespontador de calçados, costureiro industrial, costureiro eclético.
 
Em 1977 recebeu patrono e a denominação de Escola SENAI "Engenheiro Adriano José Marchini". Em 1985, toda a característica externa do prédio foi alterada com a elevação e fechamento dos muros que circundam a área. No mesmo ano foram desativados todos os cursos de aprendizagem e os treinamentos da área de calçados.
 
Nessa época a escola passou a ampliar seu atendimento ao setor do vestuário, com programações de treinamento para cortador de confecção, costureiro industrial, mantenedor de máquinas de confecção, modelista de confecção, além de assessorias tecnológicas às empresas.
 
Em 1994 começou a funcionar nas dependências da escola um Centro de Treinamento em Manutenção de Redes de Distribuição Aérea de Energia Elétrica,, em função de parceria com a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop) e a Eletropaulo.
 
Mas o foco na área do vestuário ganhava espaço. Ainda em 1994 foi implantado na escola um modelo de ensino trazido da França, por meio de convênio com a Association Nationale pour la Formation Professionnelle des Adultes (AFPA), renovando os programas de treinamento e possibilitando a oferta do Curso Técnico em Vestuário.
 
Para obter transferência de informações técnicas nas áreas de criação, desenvolvimento de produto e marketing a escola procurou a colaboração do Fashion Institute of Technology (FIT), dos EUA.
Em 1998 a escola lançou a coleção “O Mundo da Moda”, série literária iniciada com quatro volumes com perfis de nomes famosos na criação de costura.
 
No segundo semestre de 2000 entrou em atividade, nas dependências da escola, a Faculdade SENAI de São Paulo, oferecendo o Curso Superior de Tecnologia em Gestão do Processo Produtivo do Vestuário.

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar