Inverno 2009


SENAI-SP ANTECIPA TENDÊNCIAS DA MODA INVERNO 2009 E
LANÇA CADERNO PERFIL
 
A publicação, que é voltada para designers e empresas do setor, servirá de instrumento para a criação de roupas que atendam o mercado nacional e internacional.
 
Antecipar as novidades sobre comportamento do consumidor, design, estilos e macro-tendências da moda para que os profissionais do mercado preparem coleções de inverno que sejam atraentes ao consumidor do país e do exterior. Com esse objetivo, o SENAI-SP e o Departamento Nacional do SENAI apresentam o Caderno Perfil Inspirações e Tendências – Inverno 2009.

 



Caderno de Tendências Perfil

 
Em sua segunda edição, o Caderno Perfil aponta com as macro-tendências de comportamento para o Inverno 2009 os seguintes temas: o (Re) Design, Rupturas Limítrofes, Emoções Sensoriais e Aculturação. E apresenta estas correntes adequadas ao perfil de cinco grupos de consumidores. São eles:
 
Contemporâneo
 
Para esse público, a modelagem vem com as construções em alfaiataria e elementos de peças esportivas. Nesse sentido, os destaques ficam para a pureza das formas e a construção de golas e mangas requintadas. O preto, os brancos tonalizados e o cinza-mescla são os carros-chefe de peças retas com tecidos que resgatam padronagens dos anos 80, como risca-de-giz, príncipe de Gales e escamas de peixe (chevron). Esse consumidor é preocupado com o consumo consciente e a origem de seus produtos.
 
Esportivo
 
As peças para esse usuário são confeccionadas com tecidos de alta performance e não se restringem especificamente às academias, podem ser usadas também nas "baladas". As formas podem são levemente ovaladas em partes da peça ou fluídas e justas ao corpo com o conforto do elastano, o detalhe especial na construção das roupas esportivas reside nos recortes orgânicos. As cores são vivas e dinâmica em alguns casos combinada com mescla ao cinza.
 
Irreverente
 
A ordem para esse público é ignorar as regras e não ter medo de ousar. As peças trazem uma "desconstrução" e influência do Japão dos anos 80. Nas estampas prevalecem os efeitos da Pop art e histórias em quadrinhos em tonalidades de amarelos, verdes e azuis. Para o segmento street wear , uma vertente desse perfil, o destaque são as imagens gráficas dos "Contos de Cripta" (quadrinhos de horror dos anos 70) e da Revista MAD, que traz em seus quadrinhos o humor e critica social.
 
Romântico
 
Para esse consumidor, as cores são em tons pastéis envelhecido. Detalhes com renda, laços, volumes que resgatam a feminilidade do New Look - Dior e uma estética retrô estão em alta. Ênfase as peças influenciadas pelos anos 60 (Jackie O). Nas estampas, as imagens são envelhecidas, desgastadas e remetem à publicidade de produtos e brinquedos de décadas passadas.
 
Sensual
 
Do estilo gótico romantizado surgem os looks completos nas cores preto, vermelho cereja e tons do violeta ao roxo intenso na peças com babados em jaboux (estilo Vitoriano) , laços e amarrações dandy (Oscar Wilde) e punhos e mangas pirata. A sensualidade fica por conta dos decotes que valorizam o colo e peças como calças skinny e microssaias utilizadas com meias ou legging.
 
Segundo o professor de design da Escola SENAI do Bom Retiro, Odair Tuono, o caderno visa apresentar as cores, tecidos, estampas, formas e detalhes de modelagem que estarão em alta nas coleções das principais marcas na estação mais fria do ano. "É um instrumento de pesquisa que se respalda nas feiras, desfiles, vitrines das principais cidades da Europa e em Nova Iorque", afirma.
 
Coordenada pelo SENAI-RJ, a elaboração do caderno contou com o trabalho de especialistas de 16 estados brasileiros que participam do Programa SENAI de Gestão do Design. A publicação traz um novo conceito de informação para o empresário da moda ao identificar os diversos perfis de consumidores, traduzindo as correntes de comportamento que irão orientar as próximas ações do setor. A proposta do Caderno é também estimular o uso das histórias e culturas nacionais para o desenvolvimento de produtos diferenciados visando o mercado internacional.

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