Verão 2011/2012


Caderno Perfil Moda - Inspirações e Tendências Verão 2011/2012

 


O Caderno Perfil Moda Inspirações e Tendências Verão 2011/2012 tem como objetivo antecipar novidades em design, tendências e estilos do mercado internacional para que os profissionais paulistas que atuam na área de vestuário preparem suas coleções de verão atraentes ao consumidor.

 

Release: CADERNO MODA VERÃO 2011/2012

 

No dia 18/04 (segunda-feira), às 19h30 horas, a Escola SENAI "Engenheiro Adriano José Marchini " e a Escola SENAI " Francisco Matarazzo" fazem em São Paulo a 2ª apresentação do Caderno Perfil Moda Inspirações e Tendências Verão 2011/2012. A apresentação do material será complementada por palestras e workshops sobre tendências para a estação, programados entre 13h30 e 19 horas.

 

As atividades são gratuitas e voltadas a empresários e profissionais dos segmentos têxtil, do vestuário, de couro e calçados. As inscrições devem ser feitas por meio do site www.sp.senai.br/vestuario.

 

Tendências de moda, comportamento e mercado, são as principais diretrizes do Caderno Perfil Moda, que reúne e antecipa informações de estilo e design, fornecendo aos profissionais do setor subsídios para a inovação.

 

A publicação traz referências da cultura nacional, incentivando o design brasileiro como valor agregado ao produto, reunido o trabalho de profissionais de diversos estados brasileiros, que fazem parte do Programa SENAI de Gestão de Design.

 

A proposta desta iniciativa é estimular as empresas a observarem o comportamento e perfis de seus consumidores, elaborando produtos diferenciados e competitivos que atendam as necessidades e desejos do público-alvo.

 

Palestras complementam as informações do material, ressaltando a importância da pesquisa e do planejamento estratégico no desenvolvimento de novos produtos.

 

O circuito de palestras e a apresentações do Caderno Perfil Moda também serão realizados nos municípios de Santos (28/03), Cerquilho (29/03), Americana (30/03), Rio Claro (31/03), São José do Rio Preto (04/04), Votuporanga (05/04), Araçatuba (06/04), Birigui (07/04), Auriflama(08/04), Franca (11/04), Ribeirão Preto (12/04), Araraquara (13/04), Ibitinga (14/04), São Paulo - Brás (18/04), Santo André (19/04), Serra Negra (25/04) e Capivari (26/04).

 

Nesta edição o Caderno Perfil Moda apresenta as tendências do Verão 2011/12 para os segmentos feminino, masculino e infantil, relacionados a cinco perfis de consumo: contemporâneo, esportivo, romântico, irreverente e sensual.

 

Contemporâneo

A estética é simples, porém não banal. A emoção, o conhecimento da origem da peça e a questão da sustentabilidade são fatores determinantes para a compra. O minimalismo e o purismo das linhas predomina. As propostas incluem formas amplas, desabadas e confortáveis. Calças, que aparecem largas, com pregas e a cintura alta. Tecidos leves, cores neutras com contrastes de cores fortes, como laranja e coral, tingindo calças, blusas e vestidos. A busca é por uma roupa silenciosa, que revela um desapego ao excesso.

 

Esportivo

Elementos essenciais, como a terra, o fogo a água e o ar, se tornam bens ainda mais preciosos. A busca pelo bem estar para o corpo e para a mente é cada vez maior. Esse conjunto está diretamente ligado aos esportes, trazendo produtos que combinam este bem estar necessário, com design, funcionalidade e, sem esquecer, com poesia. Nos tecidos e nas formas, predominam movimentos líquidos e volumes aéreos.

 

Irreverente

Liberdade é sua paixão.Tudo junto e misturado. Estruturas, amarrações e sobreposições. As referências vão do teatral e étnico à influência do masculino no guarda-roupa feminino. Multicoloridos e tonalidades ácidas, em estampas e camadas, reforçam o efeito 3D. Essas misturas revelam universo kitsch, trazendo uma moda divertida como personagens de HQ’s.

 

Romântico

Um perfume retrô está no ar, mas traz ares modernos à suas formas. As silhuetas são menos rebuscadas, trazendo nas cores, tecidos e texturas o romantismo já conhecido. Ainda assim, um novo romântico, delicado, mas, mais funcional. Efeitos sutis estão presentes nos enlaces dos crochês e na delicadeza das rendas. Os tecidos são fluídos e transparentes revelando os segredos e dialogando com a alfaiataria nos shorts, saias e casacos. A cintura marcada com belos laços será o norte dessa nova estação.

 

Sensual

Uma brisa do mediterrâneo e toques de orientalismo trazem personalidade a esse perfil. O clima tropical valoriza a sensualidade que está à flor da pele. Silhuetas ajustadas, vestidos curtos, drapeados, franjas, penas, fendas, decotes profundos, calças ajustadas são usados em produções, numa simplicidade ousada. Rendas, transparências, tecidos fluidos e leves garantem o frescor nos dias mais quentes. As cores são fortes. As estampas animais criam uma atmosfera ainda mais sensual.

 

Exportar Calendário


Você pode exportar os eventos da escola para o Apple iCal, Microsoft Outlook ou Google Calendar.

Fechar